Limpeza de piso: entenda quais produtos usar para cada tipo

A limpeza de piso é uma tarefa fundamental no dia a dia. Com o constante movimento pelos cômodos de uma residência, é normal que caiam cabelos, pelos, poeiras, entre outras sujidades.

Por isso, torna-se fundamental fazer a higienização do chão sempre que possível. Mas, você sabe qual a melhor maneira para fazer essa limpeza no seu tipo de piso? É comum que as pessoas não saibam identificar a forma adequada de se fazer isso e acabam danificando o material sem querer. Esses problemas podem acontecer por diversos motivos, como o material, os produtos inadequados, a textura, a porosidade, entre outros fatores.

Para te ajudar na missão de garantir a limpeza de piso ideal, preparamos um artigo ensinando como limpar os pisos de madeira e porcelanato que vai te servir como um guia na hora da faxina. Confira!

Periodicidade
Antes de falar sobre o modo em si, é preciso entender de quanto em quanto tempo se faz necessário limpar o piso. Para essa dúvida, não existe uma resposta absoluta, mas sim algumas formas de identificar.

Recomenda-se que a limpeza seja feita ao menos duas vezes na semana. Assim não fica tão pesado e sua casa permanece limpa por mais tempo. Apesar disso, esse tempo pode variar se você trabalha fora, mora sozinho ou com mais pessoas, etc.

Por isso, o ideal é que você observe a necessidade no dia a dia, fazendo a higienização sempre que achar necessário.

Limpeza correta
Agora, vamos falar sobre cada tipo de piso e qual a melhor maneira de fazer a limpeza. Olha só!

Pisos de madeira
Se você está se perguntando como fazer a limpeza de piso laminado, suas dúvidas acabam aqui. Veja só como é simples:

Retire a sujeira mais grossa com a ajuda de uma vassoura ou aspirador (Dica: recomendamos o Aspirador Hyla);
Aplique um pano pouco úmido com para remover as poeiras mais finas;
Em seguida, passe um pano seco para remover o excesso de umidade.

E pronto. Seu piso estará limpo e novinho em folha.

Você pode umedecer o pano tanto na água quanto em um desinfetante diluído em água. Para esse tipo de piso, é recomendado que se faça o uso de um produto próprio para esse revestimento, como o Flash Pisos de Madeira Concentrado.

Por ser desenvolvido especialmente para pisos de madeira, o Flash Concentrado consegue limpar e dar brilho ao mesmo tempo, sendo uma opção fácil de usar e bem prática para a correria do dia a dia. Para fazer a utilização, basta diluir 50 ml do produto em 1 litro de água. Depois disso é só seguir o passo a passo

explicado anteriormente e estará tudo limpo. Outra vantagem desse produto é que, por ser diluído, ele tem grande durabilidade, o que também o torna econômico.

Porcelanato
Uma das principais dúvidas que surgem sobre esse estilo de piso é qual produto de limpeza para piso porcelanato é mais indicado. E na verdade, esse é um material bem resistente e que não tem muito segredo.

Para fazer a higienização, você pode seguir este passo a passo:

Varra o chão com uma vassoura de cerdas macias;
Em seguida, passe um pano úmido no chão;
Seque com um pano seco e pronto!

Diferente do piso de madeira, não existe um desinfetante especial para ele, o que o torna ainda mais fácil de limpar. Para ele, você pode usar um produto de uso comum, como o Desinfetante Bactericida Quartenário de Amônio. Testado e aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi concluído que este agente químico é excelente para utilizar em diversas superfícies, sendo eficaz, inclusive, para a prevenção contra o Coronavírus.

Para usá-lo, também não tem segredo: basta diluir 10 ml em 2 litros de água limpa e aplicar conforme o passo a passo. Seu diferencial perante outros desinfetantes do mercado é a sua ação residual, que permanece por até 14 dias, protegendo o local em que foi aplicado, mas sem deixar resíduos.

Assim como o desinfetante para pisos de madeira, o Quaternário de Amônio também é diluído e rende por bastante tempo, sendo uma opção bem em conta para se ter em casa.

Pisos em geral
Na maioria dos pisos, não existe muita dificuldade para fazer a higienização. Você pode seguir os mesmos passos explicados nesse conteúdo, como varrer, tirar o excesso da poeira e secar. Os pontos de atenção precisam ser apenas se o chão da sua casa precisa de algum cuidado especial, como não gostar de umidade ou precisar de cera para dar o acabamento.

.

follow
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.